O Ciclo de Vida do Framework Scrum

Agile: O Ciclo de vida do Scrum

A figura acima representa o ciclo de vida do desenvolvimento de software utilizando o framework Scrum. Nela podemos observar que o Product Owner e a equipe, baseados na visão inicial do produto, definem as histórias a serem desenvolvidas, ou seja o Backlog de Produto.

Posteriormente quebram-no em pequenas “histórias” menores, originando vários Backlogs de Sprint. O Product Owner escolhe então quais histórias serão priorizadas para o Sprint.
Após definir o Backlog do Sprint a equipe realiza uma reunião na qual planeja e estabelece as metas para o Sprint; trata-se da Sprint Plane Meeting (Reunião de Planejamento do Sprint). Na próxima etapa ocorre o desenvolvimento do produto. Uma vez que o novo incremento foi desenvolvido, devidamente testado e integrado ao sistema a equipe faz uma Revisão do Sprint nela a equipe apresenta o que foi realizado durante o Sprint e demonstra as novas funcionalidades incorporadas. O Product Ownwer testa, para verificar se o item atende suas expectativas e determina se a meta do Sprint foi ou não atingida.

O próximo passo é a Retrospectiva do Sprint, nela são levantados o que aconteceu de bom, o que foi ruim e o que deve melhorar. O objetivo dessa reunião é trazer melhoria contínua ao trabalho da equipe. Feito isso o Backlog de Produto é atualizado e o ciclo é reiniciado. Acima do circulo maior, que representa o Sprint, tem se outro circulo menor que representa a pequena reunião de 15 minutos (Reunião Scrum Diária), realizada pela equipe sempre no mesmo horário e local. Nela cada membro conta o que fez desde a última Daily Scrum, o que pretende fazer e se está tendo algum problema.

Treinamentos relacionados com essa postagem







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *