Web Services

Nos últimos meses me pediram a definição de Web-services em 3 processos seletivos diferentes, por mais simples que possa parecer definir conceitualmente pode ser mais complexo do que parece, sendo assim decidi fazer uma série de posts a respeito. Neles iremos aprender sobre os diferentes tipos de Web Services – ou simplesmente serviços. Pra começo de conversa um Serviço nada mais é que uma aplicação interoperável hospedada e acessada através da web através do protocolo HTTP por meio de um browser ou de diferentes tipos de clientes, como outras aplicações ou serviços. Deixando um pouco mais claro quando você cria um website em PHP a saída padrão é HTML e seu alvo é o browser e por extensão nós podemos visualizar a página no browser. Um web service não é direcionado para humanos e sim para outros programas.
O World Wide Web Consortium (W3C) define os web services como: aplicações cliente servidor que se comunicam pela World Wide Web’s (WWW) através do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol) possibilitando a interoperabilidade entre softwares e aplicações executando em uma grande variedade de plataformas e frameworks. Caracterizam-se por sua grande interoperabilidade e extensibilidade podendo ser combinados de forma baixamente acoplada para executarem operações complexas. Programas proveem simples serviços que podem interagir uns com os outros gerando soluções sofisticadas.

Os serviços podem ser divididos em 2 grupos mais comumente conhecidos e usados, são eles:
eles:
REST (Representational State Transfer)
SOAP (Simple Object Access Protocol)
REST
JAX-RS 2.0 especificação que suporta a implementação para os serviços baseados RESTful no mundo Java.
● As principais implementações disponíveis para essa essa especificação são: Apache CXF, Spring MVC, JBoss RestEasy, Oracle Jersey (2.x) e Glassfish Jersey (2.x).
SOAP
JAX-WS 2.0 especificação que suporta a implementação para os serviços baseados em SOAP no mundo Java.
● As principais implementações disponíveis para essa essa especificação são: Apache CXF, JAX-WS, Apache Axis2 e Oracle WebLogic.
O diagrama abaixo representa bem essa “divisão” entre os 2 principais tipos de serviços.
image1
Nos próximos posts entraremos em maiores detalhes sobre a sopa de letrinhas REST, SOAP, SOA, API etc. Além disso iremos botar a mão na massa e codar um pouco.

Treinamentos relacionados com este post












Referências:

https://docs.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/gijvh.html

http://www.w3schools.com/webservices/ws_intro.asp

http://www.tutorialspoint.com/webservices/what_are_web_services.htm

http://stackoverflow.com/questions/226108/what-is-a-web-service-in-plain-english

5 thoughts to “Web Services”

  1. Gostei do post e gostei acima de tudo como fazes a comparação de um serviço de humanos e de serviço para outros programas, acredito que conseguiste ir ao fundo da explicação. parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *