Esse é um post para aqueles que estão procurando começar a desenvolver em Java. Trata-se de um passo a passo em vídeos sobre como montar o ambiente de desenvolvimento Java completo. No primeiro vídeo eu faço uma pequena apresentação da série e dou algumas dicas rápidas.

No segundo vídeo aprendemos a baixar e instalar o Java 8 que pode ser baixado aqui.

No terceiro vídeo nos configuramos as variáveis de ambiente JAVA_HOME (C:\Program Files\Java\jdk1.8.0_92 – adapte esse endereço à sua realidade) e adicionamos sua referência ao Path (%JAVA_HOME%\bin).

No quarto vídeo realizamos a instalaçãp do Apache Maven que pode ser baixado aqui. E configuramos as variáveis de ambiente (C:\Program Files\Apache-Maven-3.3.9 – adapte esse endereço à sua realidade) e adicionamos sua referência ao Path (%M2_HOME%\bin).

Com o Maven já instalado nesse vídeo nós customizamos o diretório padrão em que salvamos as nossas dependências. Esse é um vídeo extra e se você tem espaço de sobra no seu HD pode simplesmente pular para o próximo vídeo.

No próximo vídeo eu demonstro como executar um projeto Maven se por acaso você já souber como fazer isso pode avançar direto para o próximo. Um ponto não mencionado no vídeo é que não raramente acontece é um proxy, firewall ou antivírus impedindo o download de nossas dependências então antes de xingar o Maven confira se essas três coisas não estão te sabotando.

Nesse vídeo nós aprendemos como instalar o Eclipse e como configurar o Maven nessa IDE. Você pode baixar o Eclipse aqui e a Spring Source Tool Suite aqui (a IDE que eu uso).

Agora veremos como importar e executar um projeto no Eclipse.

Os próximos vídeos é para aqueles que preferem trabalhar na IDE Netbeans que pode ser baixada aqui. Aprendemos qual opção de download escolher e como instalar.


No vídeo seguinte a gente importa e executa um projeto no Netbeans.

Nesse vídeo nos fazemos a instalação do GitBash que inclui o Git e um bash que você pode usar no lugar do prompt de comandos do DOS. As principais vantagens dele é prover funcionalidades similares às do Linux na linha de comando. O GitBash pode ser baixado aqui.


Agora nós instalaremos o MySQL que é um SGBD relativamente simples pra você iniciar seus estudos de Java acessando uma base de dados e pode ser baixado aqui.


Um passo óbvio depois de instalar um SGBD é instalar uma ferramenta de SGBD. No nosso caso instalaremos o HeidiSQL que usaremos para manipular os dados de nosso banco. Para baixá-lo clique aqui.


Nesse vídeo nos aprendemos como fazer um backup de uma base de dados.


E por fim aprendemos a restaurar um backup.

Com essas tecnologias configuradas temos bem além do básico necessário para trabalhar com Java. Como podem perceber você pode assistir os vídeos e instalar apenas as ferramentas que você precisar mas o objetivo final é te dar uma base tecnológica para construir aplicações Java se conectando a uma base de dados usando Maven. É isso aí bons estudos e se gostou da postagem torne-se um membro VIP e receba conteúdos exclusivos.