Olá. Este post é para apresentar o curso de JSF a vocês. Quando eu comecei a trabalhar com JSF eu usava apostilas na internet, video aulas no Youtube, livros e vivia correndo atrás de todo mundo que pudesse me ajudar a entender melhor o framework. Aprendi bastante de lá pra cá e como eu não posso retribuir diretamente a todos que me ajudaram nem outros que como eu hoje precisam de ajuda então decidi gravar uma série de video aulas a respeito. Creio que esse é a melhor forma de contribuir, e espero que ajude você a começar com JSF.

Além de JSF você aprenderá o básico de uma série de outras tecnologias que vão desde o Hibernate, Primefaces, Spring Security, Maven, Tomcat, Netbeans, Eclipse e além disso ao final do projeto você aprenderá como fazer o deploy na nuvem. No vídeo abaixo eu apresento o resultado final de todo o projeto e as tecnologias com as quais iremos trabalhar.


Curso De JSF Do Zero À Nuvem – O Projeto E As Tecnologias Envolvidas

No segundo vídeo você irá entender os principais conceitos teóricos do JSF. Além disso você terá dicas de por onde começar com o JSF.


Entendendo O JSF E Dicas

Além dos livros indicados no vídeo existem muitas apostilas gratuitas na web. Temos uma da Algaworks que apesar de abordar a versão 1.2 do JSF é bem interessante para quem está iniciando. Temos duas muito boas da K19 uma de JSF com JPA e outra de JSF com EJB a Caelum surpreendentemente não tem nada sobre o JSF talvez seja pra puchar a sardinha do VRaptor. Outras apostilas como a Do Luis Fernado e a do Diego Rezende que podem ser baixadas do Scribd. Além dessas uma rápida pesquisa no Google pode lhe mostrar uma infinidade de materiais a respeito. No Youtube além das minhas vídeo aulas existem outras que podem ajudar bastante quem está começando.

Se você quiser baixar os slides da apresentação basta ir ao SlideShare e fazer isso.

Quero destacar também que os fontes desse curso podem ser baixados do GitHub. Serão feitos posts correspondentes às video aulas e recomendo que você acompanhe por que assim que possível irei realizando posts para complementar o que foi falado nos vídeos.