Uma boa prática ao se desenvolver serviços REST é retornar status codes adequados a cada operação executada. Isso tem uma importância ainda maior quando se trata de uma exceção, uma vez que diferentementemente de um serviço SOAP uma aplicação verdadeiramente REST não retorna a exception para o usuário. Sendo assim é fortemente recomendado que ao se desenvolver uma API REST se vá além dos status code 200 e 500 OK e falha respectivamente.


200 OK – Request de criação ou deleção executada com sucesso.


201 Created – Criação de uma fila, topico, fila temporária, tópico temporária, session, producer, consumer, listener, queue browser ou menssagem realizada com sucesso.


204 No Content – deleção de uma fila, tópico, sessão, producer ou listener bem sucedida mas sem retorno de conteúdo.


400 Bad Request – O path informado está em umformato incorreto, um parametro ou valor do corpo da requisição não está formatado corretamente ou um parâmetro onbrigatório não foi informado,
ou está formatado corretamente mas pode estar eventualmente inválido (por exemplo, o ID informado não exite – NullPointerException, o conteúdo retornado é muito grande ou o ID informado já está em uso).


403 Forbidden – O cliente não tem permissão para executar requisições na operação em questão.


404 Not Found – o objeto requisitado pelo path não existe(NullPointerException).


405 Method Not Allowed – O usuário não tem permissão de acesso ao path.


409 Conflict – Um objeto já foi criado com as mesmas informações.


500 Internal Server Error – Ocorreu uma falha no servidor, podendo ser desde uma falha no SQL por exemplo.

A prática de retornar os status code corretos torna seus serviços mais amigáveis ao cliente facilitando a integração com outros sistemas. Nos próximos posts botaremos a mão na massa desenvolvendo a nossa propria API/Serviço REST.


Botando em prática


Em breve estarão disponíveis dois posts Criando o primeiro endpoint REST com SpringBoot e Documentando aplicações RESTfull com SpringBoot e Swagger com exemplos práticos.


Referências


DZone

Java World

StackOverflow

Oracle