Deploy de aplicações em Cloud Computing

Bom após algumas dores de cabeça com os servidores de hospedagens tradicionais decidi pesquisar alternativas no ambiente Cloud. Como resultado da pequena avalição feita vou descrever sobre cada um dos serviços e seus pontos fortes e fracos (recomendo que você volte aqui em mais alguns dias pois esse post é apenas um esboço, a medida que for testando outros serviços irei adicionando mais avaliações).

Uhuru Cloud

Um dos primeiros serviços de Cloud Computing que testei foi o Uhuru. Possui muitos pontos fortes para aplicações não Java. Apesar de oferecer suporte à Java não consegui fazer nenhum deploy bem sucedido. Já para quem trabalha com .NET, Ruby, PHP ou mesmo para aqueles que desejarem deixar apenas a base de dados na Cloud o Uhuru é uma boa pedida. Além do bom suporte a .NET o Uhuru oferece também um plugin para o Visual Studio e um ano de graça para novos usuários.

Site: http://uhurusoftware.com/

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/UhuruSoftwareInc

Jelastic

De todos os que avaliei o Jelastic foi o que mais me agradou, entretanto o período trial é de apenas 2 semanas. Esse serviço é voltado especificamente para aplicações Java, oferecendo suporte aos JDK’s 6 e 7, Tomcat 6 e 7, Jetty 6 e GlassFish 3. Com relação aos SGBS suportados temos o MariaDB, MySQL e Postgree, além disso suporta MongoDB e MenCached. Pra completar a interface e a facilidade de deploy chega a ser ridícula de tão simples. O que pega mesmo é o curto período free.

Site: http://jelastic.com

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/JelasticCloud

Amazon Webservices

Não avaliei esse cara por que ele exige numero de cartão no ato do cadastro, além de tudo o processo de cadastramento dá sono de tão demorado. Entretanto ele oferece seus serviços gratuitamente por um ano para novos usuários. Então para aqueles que tiverem um pouco mais de paciência tenta lá e depois posta aqui o que achou.

Site: http://aws.amazon.com/free/

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/AmazonWebServices

CloudBees

O CloudBees também oferece um serviço excelente para desenvolvedores oferecendo diversos serviços free, claro que com algumas limitações a pior delas é o fato de suportar bancos de no máximo 4MB outros pontos positivos é o plugin para o Eclipse e suporte nativo ao Jenkins. Em relação ao Jelastic ele oferece maiores vantagens para o desenvolvimento e integração contínua. Possibilita ainda a criação de repositórios, sejam eles SVN ou GIT, suporta o deploy de aplicações desenvolvidas em diversos frameworks Java. O mais interessante na minha opinião é a possibilidade de fazer deploy de artefatos Maven quase que instantâneamente. Você faz o commit, o Jenkins pega o seu código no repositório SVN ou GIT, executa os testes unitários e verifica as dependências, compila e faz o deploy do .war ou .jar imediatamente. Conclusão ótimo serviço melhoraria bastante se tivesse um painel de controle similar ao do Jelastic.

Site: http://www.cloudbees.com/platform-overview.cb

Conta Freehttps://grandcentral.cloudbees.com/account/signup

Canal no Youtube: http://www.youtube.com/user/CloudBeesTV

Cloud Foundry

Sei bem pouco a respeito da Cloud Foudry. Mas de cara posso adiantar que ela é mantida pela Spring Source e que existe um plugin para a IDE Spring Source Tool Suite. Assim que pesquisar mais a respeito volto aqui e edito o post.

Site: www.cloudfoundry.org

Canal no Youtubehttp://www.youtube.com/user/CloudFoundry

Treinamentos relacionados com este post









2 thoughts to “Deploy de aplicações em Cloud Computing”

    1. Cara fiz este post a uns 2 anos atrás o mais certo seria fazer um novo post explicando não só o OpenShift e Amazon principalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *