A Equipe e os Papéis do XP

Uma equipe XP deve reunir o máximo possível de habilidades técnicas e de negócio possiveis para desenvolver o software. A hierarquia entre os desenvolvedores deve ser rasa e não é recomendável estabelecer uma divisão de tarefas. Inicialmente as responsabilidades são distribuidas de acordo com as especialidades de cada um mas gradualmente, espera-se que essas especialidades sejam disseminada entre os membros da equipe para evitar a concentração de conhecimento e contribuir para o crescimento profissional de todos os membros da equipe. Apesar disso existem papéis que determinados membros da equipe podem assumir. Nesse sentido os papéis mais importantes do XP são:

• Os programadores que são maioria dos membros da equipe;
• O coach que geralmente é o programador mais experiente da equipe e deve assegurar que seus membros estejam executando as práticas propostas e garantir que a metodologia esteja sendo seguida;
• O tracker é o desenvolvedor responsável por prover informações referentes ao progresso do projeto e por mostrar pontos que devem ser melhorados. É da responsabilidade do tracker elaborar os radiadores de informação.
• Na metodologia XP o cliente é considerado parte da equipe visto que ele conhece as regras do negócio, consegue definir prioridades funcionais do software e além de prover feedback do processo de desenvolvimento. Recomenda-se que o cliente esteja presente o tempo todo. Quando isto não for possivel o coach assume o papel de cliente proxy, responsabilizando-se por repassar informações ao cliente real.

Treinamentos relacionados com essa postagem







Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *